Seleção para Cova Rasa

cova_topo-1

Cova Rasa

Desde tempos remotos a sociedade vibra diante da espetacularização da violência. Do Coliseu em Roma com sua plateia sedenta de muito sangue a rinhas de galos ou cães em becos e porões escondidos, a dor e a violência são temas sempre presentes. Esse apelo a instintos primitivos, que nos acompanham desde o Paleolítico, gera uma sobrecarga cognitiva que traz à tona um sentimento profundo, o mais antigo sentimento humano, como dizia H.P. Lovecraft: o medo.

Esta obra, chamada Cova Rasa, não se trata de uma coletânea de contos de horror, mas de uma homenagem aos gêneros Splatter ou Gore, o New Weird e o Pulp. Em outras palavras, uma antologia sobre o grotesco e o bizarro, composta de contos e noveletas cheios de sangue, violência e cenários surreais, com um alto grau de tortura psicológica – que pode ser tão ou mais traumática que a física -, e que irão causar ao leitor nojo, tensão, espanto e medo. Muito medo.

Dicas:

  • Pesquise. Leia. Leia muito e pesquise muito, pois um bom escritor só existe a partir de um excelente leitor;
  • Escreva em bom português. Uma ideia mediana pode se tornar algo grande quando a forma é impecável, bem como uma ideia perfeita pode ser destruída por um português medonho;
  • O limite de caracteres existe e deve-se tentar ao máximo respeitá-lo, mas a organização permite uma pequena tolerância para mais ou para menos, de acordo com a qualidade do texto;
  • Leia ainda mais!
  • Leia o regulamento com atenção, pois seremos irredutíveis quanto ao descumprimento de alguma regra;
  • Toda e qualquer dúvida será respondida pelo email selotaberna@gmail.com. Coloque no assunto: “nome do autor” – dúvidas;
  • Aborde qualquer universo, sem restrições. Mas lembre-se que não adianta encharcar o conto com sangue se a história não tiver terror psicológico, crítica ou algo que valha a pena ser contado;
  • Evite o lugar-comum;
  • Continue lendo, pois só com a leitura o autor terá base de comparação, senso crítico e um bom domínio do idioma.

 

REGULAMENTO

1) DA PARTICIPAÇÃO

1.1. A coletânea “Cova Rasa” é promovida pelo SELO EDITORIAL TABERNA.

1.2. Poderão participar da coletânea todas as pessoas físicas que utilizem como idioma a língua portuguesa.

1.3. Das características da coletânea: “Cova Rasa” receberá contos que explorem e homenageiem os gêneros Splatter ou Gore, o New Weird e o Pulp.

1.4. Poderão participar da coletânea autores com mais de dezoito anos. Aqueles que forem menores de idade poderão se inscrever mediante autorização por escrito de um responsável legal, acompanhada de cópia do original de documento de identidade do mesmo para conferência e registro de inscrição.

1.5. A participação será gratuita aos selecionados.

1.6. A princípio, serão selecionados de OITO A DEZ CONTOS.

Especificação da obra: e-book no formato .pdf e ePub; versão impressa ainda não confirmada.

2) DA ACEITAÇÃO DOS CONTOS

2.1. Serão aceitos apenas contos inéditos em língua portuguesa, de temática pertinente à coletânea, com limite entre DOZE MIL E TRINTA MIL caracteres com espaço, em formato A4, espaços de 1,5 entre linhas, fontes Times New Roman ou Arial tamanho 12, acompanhados dos dados de inscrição que constam no parágrafo 5.4 deste regulamento.

2.2. Os contos devidamente formatados deverão ser enviados aos cuidados de Cândido Ruiz, organizador do livro, para o e-mail selotaberna@gmail.com junto com os dados de inscrição e demais documentos de autorização (no caso de menores de idade).

2.3. Os contos inscritos deverão contemplar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

(a) narrativa em primeira ou terceira pessoa;
(b) temática da coletânea (
os gêneros Splatter ou Gore, o New Weird e o Pulp.), sendo que o tratamento dado ao tema será de exclusividade de cada autor;
(c) não sair fora dos limites entre 12 mil e 30 mil caracteres com espaços (com pequena tolerância para mais ou para menos, de acordo com o conteúdo do conto).

3) NÃO SERÃO ACEITOS CONTOS QUE:

(a) possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;
(b) contenham dados ou informações racistas ou discriminatórias (lembrando que os autores podem desenvolver as personagens como bem entendem para atingir o propósito do conto);
(c) tenham a intenção de divulgar produtos ou serviços alheios aos objetivos da coletânea ou que tenham qualquer finalidade comercial;
(d) façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a partidos ou candidatos (porém, opiniões políticas não são proibidas, desde que apartidárias);
(e) tenham sido produzidos por terceiros;
(f) que não venham formatados nas normas estabelecidas por este regulamento e descritas no item 2.1.

4) DOS CONTOS INSCRITOS

4.1. Os contos inscritos serão analisados e selecionados mediante avaliação do profissional nomeado pela organização da coletânea, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios:

(a) criatividade e originalidade do enredo;
(b) adequação do enredo ao universo do livro “Cova Rasa”;
(c) impacto do conto e qualidade dos recursos narrativos utilizados.

4.2. Ao se inscrever na coletânea “Cova Rasa”, o autor permite automaticamente a veiculação de seu conto, sem ônus para o SELO EDITORIAL TABERNA, nos meios de comunicação existentes ou que possam existir com a intenção de divulgar a coletânea.

5) SOBRE AS INSCRIÇÕES:

5.1. As inscrições para a coletânea “Cova Rasa” serão abertas às 00h00min do dia 05 de Janeiro de 2014 e encerradas às 23h59min em 20 de Abril de 2014, no formato e padrão já descritos. As inscrições só poderão ser feitas pelo e-mail selotaberna@gmail.com, com a mensagem no campo Assunto: nome do autor – coletânea Cova Rasa, para melhor discriminação do mesmo.

5.2. Inscrições por e-mail: o candidato deve enviar, anexado a uma mensagem eletrônica, o arquivo (. doc) contendo seu texto para o endereço selotaberna@gmail.com. No corpo da mensagem, o autor deverá fornecer as outras informações exigidas por este regulamento para que se efetue a inscrição.

5.3 As inscrições são gratuitas.

5.4. Para participar, os candidatos deverão, além de enviar o conto, fornecer as informações a seguir:

(a) nome completo do autor do conto e de seu responsável legal (se for menor de idade);
(b) data de nascimento;
(c) número do documento de identidade pessoal e do responsável legal (se for menor de idade);
(d) endereço físico e eletrônico, completo e legível;
(e) telefone fixo e celular;
(f) informação de onde e como ficou sabendo da coletânea;
(g) minibiografia de no máximo sete linhas para cada autor, com os contatos para o leitor: e-mail ou redes sociais.

5.5. Só serão aceitas inscrições através dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelos participantes, no momento das inscrições, deverão estar corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização da coletânea “Cova Rasa”.

5.6. Em caso de fraude comprovada, o conto será excluído automaticamente da coletânea.

5.7. Os participantes concordam em autorizar, pelo tempo que durar a coletânea com o selo, que a Taberna faça uso do seu conto, suas imagens, som da voz e nomes em mídias impressas ou eletrônicas para divulgação da obra “Cova Rasa”, sem nenhum ônus para os organizadores, e para benefício da maior visibilidade da obra e seu alcance junto ao leitor.

6) OUTRAS INFORMAÇÕES

6.1. Dúvidas relacionadas a esta coletânea e seu regulamento poderão ser enviadas para o e-mail selotaberna@gmail.com.

6.2. Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma comissão composta pela equipe organizadora e sua decisão será irrecorrível.

6.3. Para todos os efeitos legais, os participantes da presente coletânea declaram serem os legítimos autores dos contos inscritos e garantem o ineditismo dos mesmos, isentando o selo Taberna de qualquer reclamação ou demanda que, por ventura, venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

6.4. O selo editorial Taberna reserva-se o direito de alterar qualquer item desta coletânea, bem como interrompê-la, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes.

6.5. A participação nesta coletânea implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.